O Cartão Ótimo é parte do sistema de bilhetagem eletrônica do transporte público por ônibus que atende a Região Metropolitana de Belo Horizonte. Ele consiste na forma de pagamento de passagens por meio de créditos eletrônicos, garantindo mais conforto, segurança, economia e redução do tempo de embarque para os usuários do transporte coletivo metropolitano.
 
Foto: Mércia Lemos
 
Integração
Com o Cartão Ótimo é possível:
• Fazer integração entre duas linhas metropolitanas, no intervalo de até 90 minutos, pagando apenas 50% do valor da menor tarifa na segunda passagem;
• Fazer integração entre as linhas alimentadoras e troncais do sistema MOVE Metropolitano pagando um valor inferior a soma das tarifas de cada uma das linhas;
• Fazer integração de algumas linhas metropolitanas com o metrô de BH.
 
Tipos de cartões:
 
otimo-cidadao
 
Cartão ÓTIMO Cidadão Identificado
Para as pessoas que desejam recuperar seus créditos em caso de perda, roubo ou extravio do cartão. A 1ª via do cartão é cedida através de contrato de comodato (concessão de uso), ou seja, sem custo. Só é cobrado o cartão em caso de emissão de 2ª via.
 
Cartão ÓTIMO Cidadão Não Identificado
É necessário adquirir o cartão por um custo de R$ 5,00 (cinco reais). Em caso de perda, roubo ou extravio, os créditos não podem ser recuperados em uma 2ª via de cartão. Cartão ÓTIMO Sênior Para pessoas com idade igual ou superior a 65 anos.
 
otimo-vale-transporte
 
Cartão ÓTIMO Vale-Transporte
Para pessoa jurídica. Fornecido pelo empregador aos seus empregados para o deslocamento de casa ao local de trabalho, por ônibus, nas linhas metropolitanas.
 
Recarga
As recargas podem ser feitas nos terminais e estações de transferência ou pela internet. No caso de pessoa jurídica (empregador), os créditos são solicitados pela internet e recebidos nos validadores dos ônibus (carga a bordo).
 
Foto: Mércia Lemos
 
Aumento de tarifa
Os créditos existentes terão validade de 180 (cento e oitenta) dias a partir de sua geração, podendo ser trocados nos primeiros 30 (trinta) dias após o seu vencimento.
 

 
Para outras informações relacionadas ao Cartão Ótimo e à integração: Ligue (31) 3516.6000 (SAC Ótimo) ou acesse www.otimoonline.com.br
 
Para outras informações relacionadas às linhas, itinerários, horários, tarifas, reclamações, elogios e sugestões: Ligue 155 opção 6  ou acesse www.consultas.der.mg.gov.br