O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), e as prefeituras de Belo Horizonte e Contagem assinaram nesta quinta-feira (25/4), um protocolo de intenções de governança do Sistema de Transportes Metropolitano, de forma integrada. O foco é a criação de um canal formal de diálogo entre as partes para garantir a continuidade das tratativas, independentemente das mudanças nas administrações municipais e estaduais.

“Esta coordenação de esforços e o reforço deste compromisso de diálogo permitirão a busca de soluções conjuntas para enfrentar desafios institucionais, técnicos, financeiros e operacionais relacionados à integração metropolitana”, explica o secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno.

A integração metropolitana de transportes é essencial para o desenvolvimento sustentável e a mobilidade urbana da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Isso inclui não apenas a integração dos sistemas de bilhetagem eletrônica, mas também o metrô da RMBH, o BRT Amazonas e o Sistema Integrado de Mobilidade (SIM) de Contagem, em implantação.

“Na perspectiva de grandes projetos se iniciarem agora, é muito importante que haja uma sinergia entre os órgãos formalizada, para dar celeridade à busca de soluções para a mobilidade na RMBH” - Sant Clair Schmiett Terres, presidente da Transcon.

Além do secretário Pedro Bruno, assinaram o documento, o secretário municipal de Obras e Infraestrutura de Belo Horizonte, Leandro César Pereira, o superintendente de Mobilidade da capital, André Soares Dantas e o presidente da autarquia Municipal de Trânsito e Transporte de Contagem, Sant Clair Schmiett Terres.

“Nós vislumbramos um futuro, em que a mobilidade vai ter qualidade para todos na região metropolitana. A assinatura do protocolo é um passo importante no trabalho para concretizar este objetivo” - André Soares Dantas, superintendente de Mobilidade da capital.

Transportes coletivo RMBH
O transporte coletivo metropolitano rodoviário é uma peça central na infraestrutura de mobilidade da RMBH, com uma frota de mais de 2.800 veículos realizando mais de 6.800 viagens diárias em dias úteis para atender a mais de 300 mil passageiros. Nos finais de semana, essas viagens atendem cerca de 20 mil usuários, demonstrando a importância desse sistema para a população local.

Além disso, o metrô também tem um papel vital, transportando cerca de 80 mil passageiros em dias úteis, 40 mil aos sábados e 22 mil aos domingos. Esses números evidenciam a necessidade de fortalecer e integrar os diferentes modos de transporte em nossa região.

PlanMob
Em dezembro de 2023, o Governo de Minas lançou o Plano de Mobilidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte (PlanMob – RMBH).

O plano inclui propostas de caráter multimodal para a Mobilidade Ativa, o Transporte Coletivo, a Logística Urbana e o Transporte Individual Motorizado e Sistema Viário de Interesse Metropolitano. No total, são 13 programas, que se desdobram em aproximadamente 150 ações para ampliar e facilitar o fluxo na RMBH.

Alguns dos projetos já estão sendo implementados, como as melhorias no metrô, Rodoanel e a instalação da rede de Pontos de Integração Metropolitana.

Enviar para impressão