O Conselho Deliberativo de Desenvolvimento Metropolitano da Região Metropolitana de Belo Horizonte (CDDM-RMBH) aprovou, na última quarta-feira (27/3), o Plano de Mobilidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte (PlanMob - RMBH). O grupo é composto por representantes da administração pública estadual, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e dos municípios que integram a RMBH, eleitos durante a Conferência Metropolitana.

O PlanMob foi coordenado pelo Escritório de Mobilidade criado pelo Governo de Minas, por meio de uma cooperação técnica entre a Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) e a Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH). O projeto tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento urbano sustentável da região, visando a melhoria das condições de mobilidade e acessibilidade.

As discussões da proposta foram iniciadas em 2017 e contaram com ampla participação dos municípios, entidades, sociedade civil, instituições e demais atores que fazem a gestão da mobilidade urbana na RMBH.

“A aprovação do Plano de Mobilidade pelo Conselho Deliberativo formaliza mais uma etapa desse instrumento tão importante para a RMBH. Com o aval de representantes de vários setores da sociedade podemos avançar nas pautas e na articulação com os municípios”, ressaltou o subsecretário de Transporte e Mobilidade da Secretaria da Seinfra, Aaron Dalla.

PlanMob
O Plano de Mobilidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte (PlanMob - RMBH) foi lançado em dezembro de 2023.

Alguns dos projetos já estão sendo implementados, como as melhorias no metrô, Rodoanel e a instalação da rede de Pontos de Integração Metropolitana.

O plano inclui propostas de caráter multimodal para a Mobilidade Ativa, o Transporte Coletivo, a Logística Urbana e o Transporte Individual Motorizado e Sistema Viário de Interesse Metropolitano. No total, são 13 programas, que se desdobram em aproximadamente 150 ações para ampliar e facilitar o fluxo na RMBH.

Enviar para impressão