O Metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte preparou um esquema especial de operação para atender aos foliões que vão participar dos eventos de Carnaval, entre os dias 10 e 13 de fevereiro. A expectativa é que sejam transportados quase 800 mil usuários em todo o sistema, de sexta a terça-feira de Carnaval.

Entre sábado e terça-feira de Carnaval, o Metrô BH vai operar com 10 minutos de intervalo entre os trens, durante todo o dia. No sábado, as Estações Eldorado, Vilarinho e São Gabriel abrirão às 5h, com bilheterias em funcionamento. Na Quarta-feira de Cinzas, o intervalo entre trens será de 10 minutos, das 11h às 13h, e de 7,5 minutos, das 16h30 às 19h. Nos demais horários, o intervalo entre trens é de 15 minutos.

O túnel que liga a Estação Central à rua Sapucaí estará fechado durante o Carnaval. Nesse período, a entrada dos usuários na Estação Central será, exclusivamente, pela Rua Aarão Reis e saída pela escadaria da Praça da Estação.

Os foliões também devem ficar atentos ao transporte de volumes. A maior dimensão do objeto não deve ultrapassar dois metros e as demais medidas não podem ser maiores que 50 centímetros. Carrinhos de bebidas e gelados devem respeitar essas dimensões máximas. É proibido todo tipo de comércio irregular nos trens e estações.

Não é permitida a entrada no metrô com garrafas e outros recipientes de vidro. Na entrada das estações Central e Eldorado, haverá recipiente específico para o recolhimento de latas.

É proibido jogar lixo na via, por isso os usuários devem utilizar as lixeiras das estações. Também não é permitido fumar nas estações e trens.

Bilhete digital
Neste ano, os usuários contam com uma grande facilidade, a Bilhetagem Digital, que permite a compra de passagens pelo aplicativo Bipay, por cartão de crédito ou Pix. Além disso, os validadores de passagem aceitam pagamento por aproximação, diretamente no aparelho. Esse pagamento pode ser feito por cartões de crédito e débito ou, ainda, por carteiras digitais de smartwatches ou celulares. O sistema possibilita que os usuários evitem filas e tenham mais autonomia na compra de passagens. O aplicativo Bipay pode ser baixado clicando aqui. Importante lembrar que as bilheterias do metrô só aceitam dinheiro em espécie.

Pulseiras infantis
No sábado de manhã, o Metrô BH vai distribuir, gratuitamente, pulseiras para a identificação de crianças. A ação acontecerá nas estações Eldorado, Central, Lagoinha, Santa Efigênia, Santa Tereza e Vilarinho.

Não é Não!
O Metrô BH lançou uma campanha contra a importunação sexual nas estações e
trens do sistema.

Para denunciar essa e outras importunações, o usuário deve utilizar o Telefone/WhatsApp do disque denúncia do sistema: (31) 99999-1108. Se possível, informar as características do infrator, o número do vagão, o sentido do trem, a próxima estação e, também, o perfil da vítima. Os agentes de atendimento e segurança agirão imediatamente.

Enviar para impressão