O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), está mudando a metodologia de contratação de serviços para manutenção das rodovias sob responsabilidade do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG).

A partir de agora, as empresas que fazem o trabalho serão contratadas para garantir a conservação por quilômetro e não mais para atender às demandas quando essas surgirem como era feito até então. A medição dos serviços será por quilômetro conservado e não mais por itens de serviço e material gasto.

As contratadas terão, portanto, que cuidar preventivamente da via, mantendo-a em boas condições de trafegabilidade e segurança, executando rotineiramente os serviços de tapa-buracos.

O cidadão será incentivado a indicar, por meio do telefone 155, opção 6, locais onde há buracos na pista, placas em más condições, visibilidade das placas prejudicada pela vegetação nas faixas de domínio ou qualquer outra irregularidade que prejudique a trafegabilidade e a segurança da pista.

"Essas mudanças foram planejadas para serem graduais e estimamos que no final de 2017 a maioria dos novos contratos de manutenção das rodovias já esteja neste novo formato. O objetivo é ter a melhor prestação de serviço, otimizando custos e incentivando o mineiro a participar, em consonância com a diretriz do Governo do Estado de ouvir para governar”, destaca o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Murilo Valadares.

Primeiras experiências

A nova metodologia já está implantada nas regiões de Formiga, no Território Oeste; Ituiutaba, no Território Triângulo Norte; e Salinas, no Território Norte, compreendendo cerca de 1.582 quilômetros, com investimento de R$ 35 milhões.

Outros cinco novos trechos têm ordem de início programada para este mês de julho. São eles: Paracatu, no Território Noroeste; Ponte Nova, Território Caparaó; Passos, Território Sudoeste; Juiz de Fora, Território Mata; e Monte Carmelo, Território Triângulo Norte, cobrindo cerca de 2.400 quilômetros, com investimentos de aproximadamente R$ 67,7 milhões.

Outros 27 trechos estão em fase de licitação e irão cobrir cerca de 17 mil quilômetros de rodovias estaduais nos Territórios de Desenvolvimento do Vale do Aço, Norte, Médio e Baixo Jequitinhonha, Alto Jequitinhonha, Oeste, Mucuri, Noroeste, Vale do Rio Doce, Metropolitano, Triângulo Norte, Caparaó, Central, Zona da Mata, Vertentes e Sudoeste.

A expectativa é que todos os 40 trechos que possuem contratos de manutenção já estejam licitados com a nova modalidade de contrato até o final do primeiro semestre de 2018.

Formiga

Desde o dia 19 de abril último, quando foi assinada a ordem de início para o contrato que atende a região de Formiga, a empresa contratada está executando intervenções iniciais, com o objetivo de colocar a malha rodoviária em conformidade.

Desde o mês de maio trechos das rodovias MG-170 (próximo a Arcos e Pains), MG-439 (próximo a Pains), AMG-2030 (próximo a Formiga) e AMG-2045 (próximo a Iguatama), passaram a receber os serviços de tapa-buracos, reparos e limpeza nos dispositivos de drenagem, assim como roçadas e capinas na faixa de domínio. A empresa iniciou a manutenção da sinalização vertical e horizontal.

Em junho trechos de outras rodovias sob jurisdição da Coordenadoria do DEER/MG em Formiga passaram a ser contemplados por essas intervenções iniciais. As vias que já tiverem passado por esse processo, e em condições adequadas de utilização, começam a ser mantidas seguindo os padrões do novo contrato.

Ituiutaba

No dia 17 de abril foi assinada a ordem de início para o contrato que atende a região de Ituiutaba. Trechos das rodovias MG-461 (próximo a Gurinhatã), AMG-3105 (próximo a Santa Vitória) e MG-226 (próximo a Canápolis) receberam os serviços de tapa-buracos, roçadas e capinas de faixa de domínio. Também já foram realizados limpeza e desobstrução dos dispositivos de drenagem e o estudo para manutenção da sinalização vertical e horizontal.

Desde junho, trechos de outras rodovias sob responsabilidade do DEER/MG na região de Ituiutaba, como MG-226, no fim do perímetro urbano de Canápolis, e em três trechos da CMG-154 – início e fim do perímetro urbano de Cachoeira Dourada, e no entroncamento da MG-226, em Capinópolis, estão sendo contemplados por intervenções iniciais.

As vias que já estiverem em condições adequadas de utilização começam a ser mantidas seguindo os padrões do novo contrato.

Salinas

No dia 1º de junho foi assinada ordem de início para o contrato que atende a região de Salinas, Território Norte. Trechos da rodovia CMG-342, entroncamento Coronel Murta, já estão recebendo serviços de tapa-buracos, roçadas e capinas de faixa de domínio, bem como limpeza e desobstrução dos dispositivos de drenagem e o estudo para manutenção da sinalização vertical e horizontal.

Outras rodovias da região também entram no cronograma a partir deste mês, como a LMG-627 (Josenópolis).

Fonte: Agência Minas