A Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), responsável pela fiscalização dos contratos de concessão do Sistema de Transporte Metropolitano lamenta as ações que vem prejudicando sobremaneira o ir e vir dos usuários em algumas áreas da região metropolitana de Belo Horizonte, além de colocar em risco os trabalhadores do sistema e usuários. 

A pronta ação da Polícia Militar é garantia para normalização da situação. A Setop reitera que ações desse tipo, além de prejudicar os usuários no seu dia a dia, contribui para onerar os custos das passagens e fere os princípios da cidadania de uma população que precisa se deslocar entre as cidades da região metropolitana e a capital mineira para seus locais de trabalho e estudos.

A Setop monitora o Sistema de Transporte Metropolitano e encaminha, para as autoridades da segurança pública, dados sobre vandalismo e atos de violência, visando colaborar no planejamento de ações que possam trazer segurança e tranquilidade para os cidadãos mineiros.