Belo Horizonte terá, em breve, uma das estruturas mais modernas para treinamento de diversas modalidades esportivas. O Centro de Treinamento Esportivo, que está sendo construído em área do Centro Esportivo Universitário da Universidade Federal de Minas Gerais (Ceu/UFMG), na região da Pampulha, vai agregar conhecimento científico na área esportiva, estrutura moderna e complemento ao aprendizado de estudantes da universidade.

A obra foi estruturada em três fases. A primeira, já concluída, foi a construção da pista aberta de atletismo de padrão internacional. A segunda, o parque aquático, com piscina olímpica multifuncional com bordas móveis adequadas a três modalidades olímpicas: natação, nado sincronizado e polo aquático, que começou a ser testado nesta quinta-feira (03/12), com a apresentação da equipe de nadadores britânicos e da equipe do nado sincronizado da UFMG. A terceira, conforme o projeto, será a entrega de um pavilhão composto por duas quadras poliesportivas oficiais e um espaço permanente para o treinamento de ginástica artística.

A construção do parque aquático, executado por meio de convênio de cooperação técnica e financeira entre a UFMG e o Governo de Minas Gerais, contou com apoio técnico no gerenciamento e fiscalização da obra do Departamento de Obras Públicas do Estado de Minas Gerais (Deop-MG), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop). Os investimentos realizados nesta fase pelo Governo do Estado foram da ordem de R$ 46,21 milhões.

O Centro de Treinamento Esportivo da UFMG faz parte do legado dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e será usado como base para delegações estrangeiras no período de aclimatação. Equipes de natação olímpica e paralímpica do Reino Unido usarão as instalações do complexo em sua preparação. Além disso, a construção compõe o escopo do Projeto Estratégico Minas 2016, que tem como objetivo fomentar o esporte de alto rendimento, em nível de referência internacional.

Com informações da Secretaria de Estado de Esportes

Fotos: Mércia Lemos

Enviar para impressão