Um dos cartões postais da histórica Diamantina, localizado no centro da cidade, o Solar de Cultura Artística Arte Miúda será entregue à comunidade nas próximas semanas, totalmente reformado e restaurado. O prédio de dois pavimentos da rua da Glória, 252, com mais de um século de existência, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), teve toda a estrutura do telhado e as telhas substituídas, pintura interna e externa, construção de rampa para acessibilidade, entre outros serviços executados.

Para a diretora da Arte Miúda, Soraya Alcântara, as obras de reforma e restauração do prédio salvaram todo o acervo do Museu da Seresta, os instrumentos musicais e demais materiais da escola, cuja conservação encontrava-se em risco, devido ao excesso de goteiras e ataque de cupins. Fundada em 1988, a Escola de Artes Integradas Arte Miúda tem como objetivo despertar o interesse e a criatividade dos alunos pelas diversas formas da arte, especialmente pela música. Entre os cursos oferecidos estão os de instrumentos, musicalização infantil, teoria musical, canto coral, balé e artes plásticas.

Sensível à importância da Escola de Artes Integrada Arte Miúda para a comunidade de Diamantina e para o turismo naquela cidade, o Governador Fernando Pimentel determinou, durante a instalação do Fórum Regional de Governo – Território Alto Jequitinhonha, realizado em agosto deste ano, a retomada da reforma do prédio.

Com o entusiasmo de quem vê o espaço ganhar condições dignas para o aprendizado da arte, Soraya Alcântara, resume: “A casa está linda. Pronta para continuar a receber mais e mais alunos e visitantes, contribuindo para a formação de pessoas sensíveis e de visão apurada pela arte”. Reiniciadas em agosto deste ano, foram investidos R$ 762,4 mil nas obras de restauração e reforma do prédio da Arte Miúda.

arte-miuda

Foto: Fernando Machado/Deop-MG