O Campo das Vertentes está recebendo do Governo de Minas Gerais mais de R$ 266 milhões em investimentos e, já na próxima semana, a primeira obra das retomadas neste ano será entregue à população de Madre de Deus de Minas que ganhará um novo prédio para a Escola Estadual Souza Leite. A escola funciona há 50 anos em uma casa adaptada. “O prédio é muito antigo e funcionamos em três turnos para conseguir atender os nossos 470 alunos”, explica a diretora da Souza Leite, Ednéia Portela.

O novo edifício terá dez salas de aula com capacidade para até 40 alunos, o que vai possibilitar, inclusive, a implantação de ensino técnico profissionalizante no turno da noite. Além disso, os alunos contarão com quadra poliesportiva coberta e laboratórios de química, física e informática. “Vamos sair do improviso já que não tínhamos quadra coberta nem laboratórios. Estamos ansiosos para mudar”, completa Ednéia.

Contorno em São Brás do Suaçuí

Em dezembro, será entregue o trecho de 45,8 km na MGC-383, em São Brás do Suaçuí, que faz entroncamento com a MG-155 entre a BR-040 e o município de Jeceaba. Estão sendo feitas as obras de restauração, aumento da capacidade da rodovia e pavimentação. O tráfego no local foi liberado neste mês e o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER) realiza fiscalização para entrega definitiva da obra em dezembro.

Isso vai reduzir o tráfego de veículos pesados do perímetro urbano de São Brás do Suaçuí e facilitar o acesso de turistas de Belo Horizonte aos municípios de São João del-Rei e Tiradentes, por exemplo.

Estrada nova facilitará escoamento de mercadorias

O trecho da rodovia MG275, entre Carandaí e Lagoa Dourada, onde faz entroncamento com a BR-383, está sendo pavimentado. Está sendo construída ainda uma ponte sobre o rio Carandaí, no mesmo trecho. As duas obras estão dentro do cronograma e devem ser entregues em julho de 2016.

A via é de grande relevância para o escoamento da produção na região, que abastece, entre outros mercados, o Ceasa. Proprietário de empresa produtora em Carandaí, Alan Bruno Vale aguarda com expectativa a finalização da pavimentação.

“Sofremos muito tempo com o péssimo estado da estrada, que é a principal rota entre o cinturão rural da cidade e a BR 383”, diz. Ele conta que teve muito gastos com manutenção de veículos da empresa e constantemente precisava desatolar os caminhões, que ficavam presos na estrada de terra. “Esta obra vai encurtar nosso caminho, pois não precisaremos dar a volta por Barbacena, gerando economia de tempo e dinheiro”, defende.


Fonte: Agência Minas

Foto: Acervo E.E. Souza Leite

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