Bernadete Amado DER-MG

O Governo de Minas, por meio do Departamento de Obras Públicas (Deop-MG), vinculado à Secretaria de Estado de Transporte e Obras Públicas, é o responsável pela construção de dois importantes hospitais na região Leste do Estado. Um em Governador Valadares, outro em Teófilo Otoni. Com recursos de R$195,89 milhões, os empreendimentos somados terão mais de 700 leitos.

No entanto as duas obras tiveram que ser paralisadas a partir do começo desde ano. O motivo foi o cancelamento, no final do governo cujo mandato expirou em 31 de dezembro de 2014, dos respectivos empenhos que garantiam suas realizações. Como o Orçamento Estadual de 2015 ainda não foi aprovado pelo legislativo, não há como o atual governo dar prosseguimento aos investimentos em obras, caso dos dois hospitais regionais.

O Hospital Regional de Governador Valadares vai atender a mais de oitenta municípios das macrorregionais de Valadares e Coronel Fabriciano, região que conta com 1,5 milhões de habitantes. Serão 265 leitos. Os investimentos são de R$ 89,9 milhões. Iniciado no final de março de 2013, a previsão de conclusão da obra é o final de 2015.

O Hospital Regional de Teófilo Otoni terá 460 leitos e atenderá a uma população de 1,2 milhão de cerca de 80 municípios nas macrorregionais Jequitinhonha e Nordeste. Os investimentos são da ordem de R$ 105,9 milhões. Iniciado em janeiro de 2014, a previsão inicial de entrega do empreendimento é também o final de 2015.

Após concluídos, os dois hospitais serão equipados e profissionais contratados para que comecem a atender a população.

No momento a nova administração do governo estadual conclui um amplo levantamento da situação administrativa e financeira do Estado, o que inclui ações relativas a administrações anteriores. Esta medida norteará a execução de programas, projetos e as demais políticas públicas sob responsabilidade do Governo de Minas nos próximos anos.