O processo de licitação 001/2014 para contratação de empresa ou consórcio de empresas que executará a elaboração de estudos e projetos básicos de engenharia visando a implantação do serviço ferroviário de passageiros que interligará o Bairro Novo Eldorado, em Contagem, a Betim, teve inicio ontem, quarta-feira, 27/08, pela Comissão de licitação da Metrominas - Trem Metropolitano de Belo Horizonte S/A.

O custo para a elaboração de estudos e projetos básicos de engenharia do trecho de 20,5 quilômetros, ligando o Novo Eldorado a Betim, está estimado em R$ 13 milhões, e vai representar, no futuro, uma importante opção de mobilidade para os passageiros da região metropolitana de Belo Horizonte, pois deverá ser integrado ao metrô, na linha 1 - Contagem - Vilarinho, após a ampliação de aproximadamente 1,7 quilômetro, da Estação Eldorado até o Novo Eldorado, prevista na modelagem que a Metrominas apresentou ao Ministério das Cidades.

Licitação

Quatro concorrentes apresentaram propostas: Consórcio Tectran/Systra (formado pelas sociedades “Tectran – Técnicos em Transporte LTDA” e “Systra S.A); Consórcio BH-Metropolitano (formado pelas sociedades “Intertechne Consultores S.A.”, “Engefoto Engenharia e Aerolevantamento S.A.”, “Tetra Arquitetura e Projetos LTDA”, e “Ambiente Brasil Engenharia LTDA”); Consórcio Minas (formado pelas sociedades “Setec Hidrobrasileira Obras e Projetos LTDA.”, “Ebei – Empresa Brasileira de Engenharia e Infraestrutura LTDA.”), e pela sociedade “Arcadis Logos S.A.”.

O primeiro dia de trabalho da comissão de licitação se resumiu na conferência das credenciais apresentadas, identificação das empresas participantes e a abertura do envelope contendo a documentação pertinente à habilitação. Nos próximos dias os trabalhos devem se concentrar em três etapas principais: análise da documentação, análise da proposta técnica e análise da proposta comercial. Dentro do ritual previsto pela lei federal de licitações 8.666/93, ao término das etapas os resultados apurados são publicados no Diário Oficial Minas Gerais e são abertos prazos para interposição de recurso caso haja. Não havendo um prazo fixo para conclusão do processo licitatório.