Com o objetivo de facilitar a chegada de madeira e carvão às indústrias siderúrgicas e fábricas de celulose da região do Vale do Aço, bem como o escoamento da produção, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), restaurou de 7,3 quilômetros da BR-259 e 22,6 quilômetros da LMG-780. As obras foram financiadas pelo Banco Japonês para a Cooperação Internacional (Jbic), através do Banco do Brasil, e os investimentos foram de cerca de R$ 6 milhões.

Nos dois trechos foi feita a restauração total do pavimento, incluindo a recuperação dos dispositivos de drenagem, para o escoamento de águas das chuvas, e de sinalização, com faixas laterais e centrais e placas indicativas. As intervenções na BR-259 foram feitas do entroncamento da LMG-780 até Virginópolis. Já a restauração da LMG-780 começou no entroncamento da BR-120, em Guanhães, indo até o entroncamento da BR-259, em Virginópolis.

 

Na mesma região, está sendo restaurado o trecho da LMG-758, entre Virginópolis e o entroncamento da BR-381, sentido Novo Oriente. Dos 85,7 quilômetros do trecho, já estão concluídos 22,9 quilômetros e outros 33,3 já estão em obras, que estão sob responsabilidade da empresa Galvão Engenharia S/A. Estão sendo investidos cerca de R$ 20,5 milhões.

 

"Os investimentos que o Governo do Estado tem realizado em toda Minas Gerais só são possíveis por causa do profundo ajuste das contas públicas. Há muito não se investia em Minas, mas a firme determinação do governador Aécio Neves em fazer o ajuste fiscal nos possibilita investir cada centavo arrecadado em prol da população. Não existe no Estado uma única cidade sem uma obra do Governo", destacou o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Fuad Noman.