O secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), Marco Aurélio Barcelos, fez, nesta quarta-feira (10/4), Dia Nacional da Engenharia, visita ao Sindicato da Indústria da Construção Pesada no Estado de Minas Gerais (Sicepot-MG).

Acompanhado do diretor-geral do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem (DEER/MG), Fabrício Sampaio, do subsecretário de Regulação de Transportes da Setop, Diogo Prosdocimi, do subsecretário de Infraestrutura, Breno Longobucco, e da coordenadora da Coordenadoria Especial de Concessões e Parcerias da Setop, Mônica Lanna, o secretário falou sobre as perspectivas e os desafios para o setor de infraestrutura em Minas Gerais.

“O cenário financeiro que enfrentamos no Estado, que é muito difícil, não nos dá o direito de termos desesperança e muito menos de cruzarmos os braços. Não podemos deixar de lado a capacidade que temos de criar e de trabalhar. Estamos buscando soluções para as demandas e precisamos da participação ativa de vocês todos do setor, para nos auxiliar na definição das políticas públicas e das prioridades”, disse Barcelos.

Neste sentido, uma das iniciativas citadas pelo secretário foi a construção de um programa de concessões, que está em andamento pela Secretaria e será uma das formas de ampliar o parque de obras no Estado. “A pauta da infraestrutura é uma das saídas para a retomada do crescimento econômico em Minas Gerais. Não nos falta vontade, criatividade e capacidade de dialogar para alavancá-la”, enfatizou.

“Outra coisa que fizemos foi um levantamento do status de cada obra que temos em Minas Gerais, por meio de um Escritório de Projetos, que recriamos na Secretaria. Fizemos um trabalho de montar uma priorização destas obras, dado o cenário que temos hoje. Agora, já temos condições de entender qual o volume de investimentos demandado, entre outras informações que não tínhamos com clareza”, destacou o secretário.

Na sequência, os subsecretários apresentaram o trabalho desenvolvido por cada subsecretaria da Setop nos primeiros 100 dias de gestão.

O diretor-geral do DEER/MG, Fabrício Sampaio, falou brevemente sobre a malha rodoviária gerenciada pelo órgão e os desafios.

Ao final do encontro, o presidente do Sicepot-MG, Emir Cadar Filho, agradeceu a presença da equipe da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas e afirmou que o Sindicato apoia os projetos apresentados, como o das concessões. “O que a infraestrutura traz de progresso, emprego, geração de renda, é enorme. Então, eu quero dizer que o trabalho que vocês apresentaram aqui hoje nos traz esperanças, expectativas de que coisas boas virão”, concluiu.