Depois de concluir a licitação para a realização das obras emergenciais no Aeroporto Regional do Vale do Aço, em Ipatinga, o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG) autorizou a empresa vencedora do processo - EMPAV - Empreendimentos e Pavimentação Ltda - a dar início aos serviços de reparos na pista de pouso e decolagens e no estacionamento de aeronave.

A EMPAV, desde ontem, (19/3), já está movimentando pessoal, máquinas, equipamentos e materiais para que, em seguida, possa iniciar a primeira etapa de trabalho que consistirá na fresagem de segmentos com defeito na pista para retirada do pavimento danificado. Nos pontos mais críticos, serão realizados remendos profundos para recompor a base, a sub-base e reforçar a estrutura da pista.

A recomposição da pista nos pontos onde serão feitos os reparos, receberá nova camada de pavimento com concreto betuminoso. E, para finalizar, serão feitas as pinturas da pista, com faixas, setas e símbolos. Procedimento semelhante de recuperação deverá ser realizado no piso do pátio de aeronaves.

A previsão é de que todo serviço - na pista e no estacionamento das aeronaves - fique concluído em até 30 dias. A obra será acompanhada por técnicos do DEER/MG e da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop). O retorno da operação comercial do aeroporto deverá ocorrer após vistoria da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Após a realização das obras emergenciais pelo Governo do Estado, o aeroporto contará com outro importante ganho: a parceria estabelecida entre o Governo do Estado e o Governo Federal para a recuperação definitiva da pista, por meio de recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC) – no valor de R$12,5 milhões. O anúncio foi feito no dia 20/2 pelo governador Romeu Zema, pelo secretário Marco Aurélio Barcelos e pelo ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.

Foto: DEER/MG