Os primeiros projetos do PAC – Gestão de risco e respostas a desastres – para contenção de encostas em 18 municípios mineiros de acordo com a diretoria de Projetos e Custos do Departamento de Obras Públicas – Deop – estarão prontos em março deste ano. A exceção de Ouro Preto, a previsão é de que todos estejam concluídos até junho. Os mais adiantados são para as cidades de Santa Luzia – com sete áreas de risco – e Ewbanck da Câmara – com quatro áreas de risco.

Pela previsão do Deop, em março estarão prontos os projetos para, além de Santa Luzia, as cidades de Nova Lima – 16 área de risco, Sabará – 37 áreas de risco e Ibirité – 13 áreas de risco.

Para abril, a previsão é de que já estejam concluídos os projetos de: Além Paraíba – 23 áreas de risco, Cataguases – 14 , Muriaé – 23, João Monlevade – 16 e Timóteo – 10. De acordo com o Deop, os últimos projetos que ficarão prontos em junho são os para Diogo de Vasconcelos -5, Ervália – 13, Lajinha – 7 , Manhumirim – 6 -, Sabinópolis – 11, Ewbanck da Câmara – 4, Matias Barbosa – 15, e Visconde do Rio Branco – 20.

Apenas os projetos para a cidade de Ouro Preto não têm previsão de término devido às dificuldades topográficas do município. A expectativa é de que sejam finalizados ainda em 2016.

Percentual executado

Ewbanck da Câmara