Foto Carlos Alberto

Com investimentos em torno de R$ 463,5 milhões, as obras que estavam paralisadas e tiveram as ordens de reinício anunciadas pelo governador Fernando Pimentel, neste mês, estão sendo retomadas em todas as regiões do Estado. Cada empreendimento segue ritmo diferenciado, devido ao tempo de paralisação, ao estágio em que se encontrava a obra ou à desistência da empresa contratada e convocação das demais classificadas no processo licitatório.

Das 772 obras paralisadas na administração anterior, todas serão retomadas gradativamente durante a administração de Fernando Pimentel. Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, as obras dos terminais do MOVE de Justinópolis, em Ribeirão das Neves, Morro Alto, em Vespasiano, e São Benedito, em Santa Luzia, já estão em pleno andamento e vão garantir maior conforto e mobilidade para todos.

Em Justinópolis (foto), os operários estão trabalhando em ritmo acelerado, não só para concluir o terminal, mas também para finalizar os trabalhos do entorno, prejudicado pela circulação de veículos mais pesados que os normais. A previsão é de que em março de 2016 todo o complexo esteja concluído, para atender 64 mil passageiros/dia. O valor do terminal é R$ 24,24 milhões.

Também estão a todo vapor as obras dos terminais de São Benedito (foto) e Morro Alto. A previsão é de que todo o serviço esteja finalizado em Santa Luzia no início do ano que vem – atendendo 61 mil passageiros/dia e, em Vespasiano, cuja obra foi paralisada ano passado já em fase final, os usuários – 28 mil passageiros/dia - já deverão utilizar o novo terminal ainda neste ano. O valor do terminal é R$ 23,42 milhões.

Foto Mércia Lemos

Na região hospitalar, o Deop – Departamento de Obras Públicas do Estado de Minas Gerais – está em entendimento com a BHTrans para o gerenciamento das alterações no trânsito destinado a viabilizar a montagem do canteiro de obras do Terminal Bernardo Monteiro, cujos trabalhos deverão iniciar em agosto.

Outra obra de grande impacto para a população do leste do estado, que está em ritmo acelerado é a do Hospital Regional de Governador Valadares. Com a área construída de aproximadamente 23,6 mil metros quadrados, a unidade terá, após concluída, capacidade instalada para 226 leitos, sendo 50 leitos de UTI e previsão de conclusão para fevereiro de 2016.

Foto Carlos Alberto

Fotos: Carlos Alberto - Imprensa/MG