A Comissão Especial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovou a indicação do engenheiro Flávio Menicucci para a direção geral do Departamento de Obras Públicas (Deop-MG), após sabatina realizada ontem (14/05). O parecer elaborado pela Comissão será votado em turno único no Plenário.

Antes da leitura do parecer, a relatora, deputada Celise Laviola (PMDB), e os outros membros fizeram alguns questionamentos ao Diretor, principalmente sobre a retomada de obras no governo anterior.

Menicucci informou que há 89 obras paralisadas desde outubro do ano passado. “Houve um descompasso financeiro até que o Orçamento de 2015 fosse aprovado, só em março deste ano. Até então, a lei nos proibia de fazer qualquer tipo de investimento. Mas agora, o governo está definindo as prioridades, apesar de os recursos não nos atenderem totalmente”, destacou.

A deputada Celise Laviola também abordou estudo do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha) segundo o qual, dos 15 prédios do Circuito Cultural da Praça da Liberdade, dez precisam de obras. Ela perguntou se há previsão dessas reformas.

Flávio Menicucci esclareceu que, no caso dos prédios ocupados por patrocinadores, a manutenção fica a cargo dos mesmos. Mas nos prédios que ficaram sob a responsabilidade do governo, ele informou que a Secretaria de Estado de Cultura já solicitou obras na Biblioteca Pública Estadual e no Museu de Mineralogia, que fica no prédio conhecido como “Rainha da Sucata”.

A relatora ainda indagou quais são as ações mais relevantes em andamento no Deop-MG. Menicucci citou 17 construções de escolas; oito reformas de equipamentos públicos (entre elas a do Palácio das Artes e de parques), oito contratos com o Ipsemg, além de duas obras em aeroportos regionais. O engenheiro esclareceu ainda que o Deop-MG não propõe as obras, mas realiza aquelas solicitadas pelos órgãos do Estado.

Quando questionado sobre melhorias necessárias para o bom funcionamento do órgão, Flávio Menicucci avaliou que é importante aprimorar a estrutura orgânica, principalmente na pontuação dos cargos. “É preciso avançar na questão salarial. Hoje, para engenheiros e técnicos do Deop-MG, o salário previsto é de R$ 2.287,00 para uma jornada de seis horas”, criticou.

O presidente da comissão, deputado Inácio Franco (PV), parabenizou Flávio Menicucci pela sua escolha como presidente do Deop-MG e elogiou sua competência profissional e trajetória profissional.

Fonte: ALMG

 
Fotos: Willians Dias/ALMG