maio amarelo

O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG), por meio da Gerência de Educação para o Trânsito, participa do Movimento Maio Amarelo – Atenção pela Vida, um projeto nacional que busca alertar as pessoas sobre a questão dos acidentes de trânsito com mortos e ferido, tanto em ruas quanto em rodovias.

As ações educativas sobre o trânsito, como palestras, atividades em escolas e faculdades, intervenções em via pública e rodovia, distribuição de material para alunos, professores e para a comunidade em geral iniciaram na última sexta-feira (08/05), com a palestra “Impactos dos Acidentes de Trânsito na Política da Saúde Pública”, tendo como parceiro o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais e continuam até o dia 29 deste mês.

Programação

No dia 13 (quarta-feira), será discutido o tema “Comportamento Seguro no Trânsito”, em uma Mineração na cidade de Vespasiano, e também será realizada atividade prática com crianças de 6 a 10 anos no Colégio Arnaldo/Unidade Anchieta.

Na quinta-feira (14), a atividade será para 200 alunos da Escola Municipal Marinete Damasceno Pinheiro, em Sarzedo. Na terça-feira (19), na região hospitalar de Belo Horizonte, acontecerá, na parte da manhã, atividade lúdica com pedestres que possuem mobilidade reduzida.

Já na terça-feira (26), acontecerá palestra educativa na Faculdade Promove e na sexta-feira (29), serão encerradas as ações do DER com uma parada educativa (blitz) na MG-030, em Nova Lima.

Rosely Fantoni, gerente de Educação para o Trânsito, acredita que a mudança de cultura seja o ponto principal a ser considerado pelos agentes responsáveis por educar os envolvidos no trânsito. “Devemos preparar o cidadão para que ele circule de forma segura dentro das cidades e nas rodovias, objetivando, principalmente, a redução das ocorrências”, concluiu a gerente.

Durante este mês muitos prédios e lojas exibirão em suas fachadas o laço amarelo - símbolo da campanha e a faixa do Maio Amarelo permanecerá no prédio do DER/MG na avenida dos Andradas, 1.120, região central de Belo Horizonte.

Participam como parceiros com atividades do movimento do Maio Amarelo, além do DER/MG, DETRAN, CENTEC, BHTRANS, ABETRAN, Batalhão de Trânsito, PMRV, SIPRO, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Estado de Defesa Social, Câmara de Dirigentes Lojistas, Mister BUS, CFCs São Mateus e Belvedere e Posgraduar.