A partir deste sábado (13), quatro novas linhas alimentadoras passarão a integrar na Estação Metropolitana MOVE Justinópolis, em Ribeirão das Neves, e outras sete integrarão na Estação MOVE São Benedito, em Santa Luzia. A medida faz parte da terceira etapa de inclusão de linhas nas estações. A previsão da área técnica da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas – Setop, é de que ao final desse mês haja a implantação de uma quarta etapa nas duas estações. Com a implantação das duas etapas haverá uma redução de 113 veículos/dia no centro de Belo Horizonte, sendo 44 veículos originados do primeiro município e 69 do segundo.

A chegada de novas linhas alimentadoras nas Estações MOVE de Justinopolis e São Benedito, vai promover a ampliação da oferta de horários das linhas troncais. Em cada uma das estações funcionam três linhas troncais que saem com destino a Belo Horizonte, em direção à área central – direta e paradora - e área hospitalar (paradora). Em Justinópolis 16 linhas alimentadoras já operavam e em São Benedito outras dez linhas. Atualmente, as Estações MOVE de Ribeirão das Neves e Santa Luzia, atendem de forma provisória e a previsão é de que os Terminais definitivos sejam concluídos no próximo ano.

Quarta etapado MOVE Justinopolis e São Benedito

 

Até o final desse mês está previsto o início da quarta etapa nas Estações do MOVE Metropolitano de Justinopolis e São Benedito, com a entrada em operação de mais quatro linhas alimentadoras que integrarão em Ribeirão das Neves e mais três linhas alimentadoras em Santa Luzia. A expectativa é de atender a 43 mil passageiros em cada uma das estações ao fim da quarta etapa. Sendo que atualmente em Justinopolis são 20 mil passageiros diários e em São Benedito outros 24 mil.

 

 

Integração e o Cartão Ótimo

O benefício da integração entre as linhas alimentadoras e troncais do sistema MOVE Metropolitano só pode ser usufruído com o uso do Cartão Ótimo. O Cartão Ótimo permite ao passageiro realizar a integração física na Estação São Benedito e Justinopolis sem acréscimo de tarifa. A recarga do Cartão Ótimo pode ser feita com qualquer valor, nos postos de venda dos terminais e das estações de transferência. Estes cartões não são descartáveis e poderão ser de uso permanente e individual dos passageiros. 

Para efeito de tarifação, o valor da tarifa troncal do MOVE Metropolitano nas Estações de São Benedito e Justinopolis é de R$ 3,50. O valor da linha alimentadora é o mesmo que se encontra em vigor atualmente. O pagamento em dinheiro do deslocamento na linha troncal do MOVE, acrescido do valor da alimentadora, representará, para o passageiro a cobrança do valor integral de cada uma das duas passagens, sem direito ao benefício da integração tarifária, que faz o débito no Cartão Ótimo somente do valor da tarifa em vigor.

Monitoramento e fiscalização

A implantação das duas etapas será acompanhada por técnicos da Setop, fiscais do DER/MG e representantes do Consórcio responsáveis pelas linhas em operação em Justinopolis e São Benedito. Para receber os novos passageiros, as Estações tiveram as suas plataformas de embarque ampliadas e adaptadas para receber pessoas com dificuldade de locomoção. Para enviar sugestões ou reclamações o usuário pode entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Usuário do DER/MG pelo e-mail atendimento@der.mg.gov.br ou pelo telefone LIG MINAS 155, opção 6 e para consultas sobre informações de cada linha no site do DER/MG: www.consultas.der.mg.gov.br.

Para informação dos passageiros das linhas alimentadoras, que vão iniciar a operação neste sábado, estão sendo distribuídos folhetos contendo informações das Estações e das linhas disponíveis, tanto alimentadoras quanto troncais. Cartazes também serão afixados no interior dos ônibus. Monitores da equipe “Posso Ajudar” estarão presentes nas Estações com o objetivo de tirar dúvidas e orientar os passageiros na plataforma de embarque. Sobre a comercialização do cartão Ótimo as informações podem ser obtidas diretamente no site do Cartão Ótimo: www.otimoonline.com.br.