O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, inaugurou oficialmente nesta segunda-feira (14/5) em Pirajuba, Território de Desenvolvimento Triângulo Sul, trecho da rodovia LMG-733 que liga os municípios de Pirajuba a Frutal. Ao todo, foram investidos R$ 8,3 milhões para recuperação, melhoramento e pavimentação de 6,1 quilômetros da estrada.

Durante seu discurso, Fernando Pimentel destacou a importância da obra e a eficácia do modelo de gestão dos Fóruns Regionais de Governo, que priorizaram a execução da demanda na região.

“Hoje é um dia de agradecimento pela entrega dessa obra importante, mas não só dessa obra. Temos também outras melhorias que já foram feitas aqui na região. A obra já era uma reivindicação antiga da população, que a gente conseguiu recuperar graças aos Fóruns Regionais de Governo. Mas, se para vocês que estão aqui é um dia de agradecimento, eu devo dizer que, para mim, também é um dia de muita alegria, de satisfação”, disse o governador, lembrando que ainda nesta segunda-feira ele foi agraciado com o título de cidadão honorário nas cidades de Pirajuba e Canápolis. “Quando a cidade te dá um titulo de cidadão honorário, é como se ela estivesse abrindo as portas da casa para você. Isso é ser mineiro, isso é muito especial”, complementou.

Pimentel disse ainda que, apesar das dificuldades enfrentadas pelo governo, são entregas como essas que fazem a diferença para a população. “Os prefeitos e as prefeitas aqui sabem como a gente fica feliz quando consegue entregar uma coisa importante para o povo, e o povo reconhece, e você tem a felicidade de inaugurar uma obra, ou ver o resultado de uma política pública na educação, na assistência social, ou a segurança funcionando bem”, reforçou.

Melhorias

As intervenções feitas pelo Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER-MG) foram concluídas em dezembro do ano passado. O trecho vai beneficiar cerca de 60 mil habitantes, reduzindo a distância e melhorando o acesso às duas cidades.

O prefeito de Pirajuba, Rui Ramos, também lembrou que a população local aguardava há cinco décadas a conclusão das obras, e que a estrada ajudará a dinamizar a economia local.

“É um sonho de Pirajuba de mais de 50 anos. A nossa região tem uma força muito grande no agronegócio, principal fonte empregadora aqui. O senhor prometeu essa rodovia para a gente no primeiro Fórum Regional de Governo, lá em Uberaba. Muita gente duvidou e disse que não ia sair do papel. Hoje vemos que o Governo de Minas Gerais cumpriu o que era um desejo da região”, disse o prefeito.

A pavimentação do trecho facilitará o escoamento da produção agrícola de soja, cana-de-açúcar, laranja, entre outros, favorecendo o desenvolvimento dos produtores locais. Outro setor que também será beneficiado com a obra é a indústria sucroalcooleira e de suco de laranja, localizadas próximas à rodovia. A região é, também, produtora de leite e possui grande rebanho bovino.

Para o deputado estadual Arnaldo Silva, a conclusão da obra reforça e fomenta a importância econômica da região. “Hoje é dia de agradecimento. Nós estamos aqui para agradecer a conclusão de uma rodovia muito importante para economia do Estado e para a nossa região, região promissora, de geração de trabalho e que contribui para o Estado de Minas Gerais”.

Compareceram ao evento o secretário de Estado de Transportes e Obras Publicas, Murilo Valadares, o subsecretário de Assuntos Municipais, Marco Antonio Viana Leite, o ex-secretário de Estado de Desenvolvimento Agrário de Minas Gerais, professor Neivaldo, além dos deputados estaduais Leonídio Bouças, Antônio Lerin, Arnaldo Silva, e federais Adelmo Leão e Odair Cunha.

Investimentos

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Transportes de Obras Públicas (Setop) e do DEER-MG, já investiu o montante de R$ 2,4 bilhões em obras rodoviárias, incluindo pavimentação, melhoramento, manutenção e ampliação da capacidade de rodovias, pontes e viadutos em todo o estado.

A retomada dos investimentos se deu a partir de julho de 2015, quando Fernando Pimentel deu ordem de reinício para obras paralisadas pelo governo anterior em novembro de 2014. Até março de 2018 foram construídos e concluídos trechos numa extensão de 574 quilômetros e realizados recapeamento e recuperação funcional do piso asfáltico em 833 quilômetros, além dos trabalhos de manutenção de rotina (tapa-buraco, roçada de faixa de domínio, limpeza do sistema de drenagem, conferência e reposição de sinalização em toda a malha rodoviária estadual), o que representa mais de 27 mil quilômetros de rodovias pavimentadas e não pavimentadas.

Fonte: Agência MinasFotos: Gil Leonardi/Imprensa MG