O Governo de Minas Gerais inaugurou nesta quinta-feira (20/12) em Lelivéldia, distrito de Berilo, Território Médio e Baixo Jequitinhonha, as obras de melhoramento e pavimentação de 41 quilômetros nas rodovias MGC-367, MG-114 e LMG-677, que ligam a cidade de Virgem da Lapa ao distrito de Ijicatu, no município de José Gonçalves de Minas. Também foram realizadas obras de reforço e alargamento da ponte sobre o córrego Virgem da Lapa. A obra, reivindicação histórica da região, é fruto de uma das demandas atendidas pelos Fóruns Regionais de Governo e teve investimento de R$ 63,9 milhões.

O secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Murilo Valadares, destacou o esforço do governo para realizar a obra – reivindicada há tempos pela população. “Inicialmente, nós não tínhamos dinheiro para essa obra, mas conseguimos colocá-la em nosso plano de ações. É uma obra muito importante, que liga as regiões do Jequitinhonha. O governo deve compartilhar o poder com o povo, o governo é para ajudar as pessoas”, afirmou.

O empreendimento, que permite a ligação entre o Sudeste e o Sul da Bahia, contemplou também as travessias urbanas da Comunidade do Cravo e de Lelivéldia, interseções para Berilo/BR-367, para a cidade de Coronel Murta e interseção de acesso à Usina Hidrelétrica de Irapé.

O secretário de Estado de Cidades e de Integração Regional, Carlos Murta, reforçou a importância histórica para a região. “Nós sonhávamos com essa obra. O governador Fernando Pimentel adotou o Vale do Jequitinhonha, trazendo esperança, melhorias e obras. Ele começou a desbravar a região e descobrir as necessidades ouvindo a população”, disse.

O deputado estadual Doutor Jean Freire também ressaltou a importância da presença do governo na região. “Este foi, na história, o governo mais presente no Vale do Jequitinhonha. Já fui impedido de chegar a Belo Horizonte por causa da estrada. Só quem é daqui sabe o valor dessa obra, que nos impedia de nos deslocarmos”.

Representando os moradores da região, Bernadete Viana Cesário lembrou que a obra é demanda antiga, de extrema importância para a melhoria da qualidade de vida dos moradores.

“Aqui em Leliveldia nós estávamos esquecidos, mas vocês enxergaram a gente como pessoas. Tivemos tantos políticos e o nosso asfalto ficou aí, sem movimento, esquecido. Mas agora a obra está aqui e valoriza muito o Vale do Jequitinhonha”, reforçou.

O diretor-geral do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem (DEER), Davidsson Canesso, também participou da cerimônia.

Infraestrutura
O melhoramento e pavimentação dos trechos das rodovias permitirão maior agilidade e mais segurança no escoamento da produção da região do Jequitinhonha e do Sul da Bahia. A rodovia também permitirá o acesso aos principais centros urbanos da região, o que facilitará os traslados de ambulâncias com pacientes para as cidades com hospitais, o tráfego de ônibus escolares, municipais, estaduais e interestaduais.

A economia da região é voltada para o extrativismo vegetal (eucalipto) e mineral (granito e feldspato), além da safra frutífera (banana). Com as melhorias, 31 municípios, onde vivem 455 mil habitantes, serão beneficiados com melhoria na infraestrutura. A ideia é que, a longo prazo, o comércio da região também seja incrementado por meio da atração de novas industrias para a região.

Fonte: Agência Minas
Fotos: Gil Leonardi/Imprensa MG