O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) e do Departamento de Obras Públicas de Minas Gerais (Deop-MG) autorizou, nesta segunda-feira (13, o início das obras do Terminal Metropolitano Morro Alto, localizado em Vespasiano, a 27 quilômetros do centro de Belo Horizonte. Com investimentos de R$ 21,5 milhões a obra faz parte do Sistema Metropolitano de Transportes da RMBH e tem previsão de conclusão para o segundo semestre de 2014.

Este é o terceiro terminal a ter obras iniciadas. Os terminais de Sarzedo e Ibirité estão com as obras em andamento desde o início de março. Nos três terminais, as intervenções consistem na construção de plataforma de embarque e desembarque, um prédio de apoio com salas para operadores, manutenção, administração, tesouraria, postos médico e policial, bilheteria, sanitários públicos e, ainda, um bicicletário anexo.

O Terminal Metropolitano Morro Alto deverá receber, em média, cerca de 50 mil passageiros, por dia. Segundo o secretário-adjunto de Transportes e Obras Públicas, Fabrício Sampaio, os terminais vão contribuir para a racionalização das viagens, com impacto positivo no trânsito de Belo Horizonte. “Os locais foram definidos tendo em vista reduções de percursos, tempo de viagem e número de veículos em circulação no centro da capital e a minimização dos custos de obra e do impacto em áreas residenciais", explica.

Próximos terminais
Ao todo, serão construídos 10 terminais e três serão reformados. Destes, sete farão a integração com o sistema BRT: Vilarinho, São Gabriel, Morro Alto, São Benedito, Justinópolis e Bernardo Monteiro (região hospitalar), além da atual rodoviária.

O terminal de Vilarinho, que será reformado, está com o processo licitatório de obra em andamento e as intervenções deverão ser iniciadas no mês de julho. O terminal São Gabriel, que também será reformado, terá a abertura da licitação da obra no próximo dia 05 de junho. O edital já está disponível no site do Deop (www.deop.mg.gov.br).

Para a construção do Terminal São Benedito, é necessária a construção de dois campos de futebol, uma vez que o terreno cedido pela Prefeitura de Santa Luzia é atualmente ocupado por duas agremiações futebolísticas, com jogos durante todo o ano, que deverão ser remanejadas para os novos campos. Estes já foram licitados e também tiveram o início autorizado hoje.

Os avisos de licitação das obras dos outros terminais metropolitanos deverão ser publicados ainda este ano.

Programa Terminais Metropolitanos
A construção e implantação dos terminais foram anunciadas com investimentos de R$ 187 milhões feitos pelo Governo de Minas e fazem parte do Sistema Metropolitano de Transportes, que consiste em um sistema formado por linhas troncais e alimentadoras, integradas fisicamente através de terminais de integração e estações de transferência, e tarifariamente, através de bilhetagem eletrônica.

O Sistema Metropolitano de Transporte Coletivo possui 3 mil veículos e 740 linhas, que percorrem 643 mil quilômetros de itinerários diariamente, transportando 823 mil passageiros por dia.

Localização dos Terminais Metropolitanos
- Contagem (3 terminais): Vargem das Flores (bairro Darcy Ribeiro), Cidade Industrial e Ressaca (bairro São Joaquim).
- Vespasiano (1 terminal): bairro Morro Alto.
- Santa Luzia (1 terminal): bairro São Benedito.
- Ribeirão das Neves (2 terminais): Justinópolis e bairro Jardim Colonial.
- Ibirité (1 terminal): rua Francisco de Assis.
- Sarzedo (1 terminal): bairro Santa Rosa de Lima.
- Belo Horizonte (3 reformas de terminais e 1 construção): Vilarinho, São Gabriel e a atual rodoviária (que se transformará em um terminal central de BRT Metropolitano) e a construção do Terminal Bernardo Monteiro, na Região Hospitalar, entre as avenidas dos Andradas e Francisco Sales.

Minas Online e Blog , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais.

Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.

Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais

Enviar para impressão